^Ir para o topo
foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

Kiosk

       portalsige

Ementa da Semana

ATL

    

 

Associação de Pais

Calendário

October 2018
S M T W T F S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Eco-escola

        logo_clube_ecoescolas

Encontre-nos

Torneio de Xadrez do Colégio D. José I

              No passado dia 21 de janeiro teve lugar o 1.º Torneio de Xadrez do Colégio D. José I. O torneio foi dirigido a alunos nascidos a partir de 2005, portanto sub 12 anos, federados e não federados. O objetivo principal foi promover o gosto pelo jogo e proporcionar uma tarde divertida de muita competição e, para alguns, muita aprendizagem.

              Este torneio foi levado a cabo pela conjugação de apoios de várias entidades, para além, obviamente, do próprio Colégio D. José I e sua direção que o apoiou desde a primeira hora. Assim, realçamos o apoio logístico e material dos Clubes de Xadrez do Colégio Português e do ATL da Coutada; das empresas Edubox e Forminho que muito gentilmente trouxeram brindes alusivos à modalidade para serem premiados pelos participantes; do Pingo Doce, Hiper de Aveiro, cuja direção teve a cortesia de proporcionar um lanche bem avantajado aos participantes; da empresa KinaSmart pelo apoio fundamental em alguns aspetos da organização; e da Associação de Xadrez de Aveiro que em coordenação com o Clube dos Galitos apoiou na cedência de material, tabuleiros, peças e relógios.

              A existência e sucesso deste torneio deve ainda ao apoio decisivo e fundamental do Professor Dinis Furtado, que, mais uma vez, soube agregar à sua volta dezenas de participantes e envolvê-los na sua paixão pela prática do Xadrez.

              Para além dos alunos do Colégio D. José I, tivemos a presença de alunos do Colégio Português, do ATL da Coutada, da Escola de Xadrez do Porto, da AEJ de São João da Madeira, do Centro Recreativo de Estarreja, da Academia de Xadrez de Gaia, do Centro Escolar da Nossa Senhora do Pranto, do Clube dos Galitos, e do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, num total de 114 alunos.

              A arbitragem ficou a cargo de Beatriz Oliveira, Daniel Bernardo, José Rodrigues, Tiago Santos e Vânia Coutinho. Na mesa de resultados esteve António Ferreira e na direção da prova, Dinis Furtado e Rui Vieira.Na cerimónia da entrega dos prémios estiveram em representação das entidades organizativas: Rui Vieira pelo Colégio D. José I, José Alves pela Edubox/Forminho, Nuno Conde pelo Clube de Xadrez do Colégio Português e Luís Inácio pelo Clube de Xadrez do ATL da Coutada. Todos foram unânimes em apontar o sucesso do torneio e fizeram votos para que no próximo ano possamos relatar a segunda edição.

              Ao fim de 6 rondas, menos uma do que estava inicialmente previsto, foi a Filipa Pipiras, da Escola de Xadrez do Porto, quem venceu o torneio, secundada pelo Rodrigo Ribeiro, do AEJ de São João da Madeira, no segundo lugar, e pelo Rafael Borges, do Centro Recreativo de Estarreja, no 3.º posto. Na categoria sub10, o primeiro lugar coube ao Daniel Silva, da Academia de Xadrez de Gaia, seguindo do Rodrigo Sarabando, do Clube de Xadrez do Colégio Português, e do George Ribau, do Clube de Xadrez do ATL da Coutada. Nos sub08, o David Farias, do Clube de Xadrez do ATL da Coutada, obteve o 1.º lugar, seguindo do João Pombo, também da Coutada, no 2.º lugar, e do Vasco Maia, do Clube de Xadrez do Colégio Português, na 3.ª posição.

              Na categoria feminina, como a Filipa Pipiras ficou com o 1.º lugar da geral, e uma vez que os prémios não eram cumulativos, o 1.º lugar feminino foi para a Inês Dolores, do Clube de Xadrez do Colégio Português, seguida da Filipa Camacho no 2.º lugar, também do mesmo clube, e da Clara Marques, do Clube de Xadrez do ATL da Coutada.

Também houve uma categoria a premiar os alunos da casa, assim, destaque para o Eduardo Ferreira, do 3.º A, com o 11.º lugar da geral, seguido do Tiago Carvalho, do 4.º A, com o 25.º posto, e do Francisco Brites, do 3.º A, com o 30.º lugar.

              O torneio foi um sucesso pela quantidade de pessoas que se dispuseram a trazer os seus filhos numa tarde soalheira, mas fria, de inverno, e que desta forma apadrinharam e abrilhantaram o nosso primeiro torneio de xadrez.

              Uma palavra especial, também, dirigida aos nossos alunos que não tendo, nem de perto, a bagagem xadrezística de muitos participantes de outros clubes e escolas, e muitos a participar pela primeira vez num torneio, jogaram com galhardia, empenho e dedicação, mostrando aos visitantes que também aqui no Colégio existe o gosto e interesse pela modalidade, pelo que estão de parabéns!

 

      

 
 

Estabelecimento de ensino integrante da rede pública.
Financiado pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do Contrato de Associação.
Copyright © 2013. Colégio D. José I - Santa Joana Rights Reserved.


Facebook youtube